O Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), instituição cultural de natureza pública estadual, sem fins lucrativos e de acesso gratuito que tem como missão a guarda, conservação e preservação de acervos audiovisuais voltados para temas regionais e gerais, com intuito de divulgar, entreter e educar por meio de ações culturais.
O MISAM foi idealizado em 1999, pelo Senhor Robério dos Santos Pereira Braga – Secretário de Estado de Cultura. A concepção e implantação museológica e museográfica foi feita pela Museóloga Vera lúcia Ferreira de Souza que, a convite do Secretário, passou a desempenhar a função de Diretora do Departamento de Museus e Centros Culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em abril do mesmo ano.
Após um período de aproximadamente um ano de reformas e adaptações, bem como, de preparação do acervo e dos serviços, a inauguração veio a ocorrer no dia 6 de novembro de 2000, com abertura para atendimento ao público.
A data histórica marcou também a comemoração do Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro no calendário cultural da SEC, que até então não havia sido comemorado. E ainda, a implantação do Complexo Cultural Palácio Rio Negro com os espaços culturais.
O acervo do MISAM é formado por doações de diversas entidades e colecionadores, bem como, por aquisições, sendo parte dele formado por documentos institucionais produzidos pela SEC, coleções que juntas representam uma variedade de peças visuais e audiovisuais, que se constituem em:
Acervos Museológicos: equipamentos de fotografia, cinema, música, televisão, rádio dentre outros, além de peças de mobiliários;
Acervos Iconográficos: fotografias em papel, negativos e diapositivos em acetato e vidro; fotografias digitais em cd-r e dvd-r; filatelia e cartões postais;
Acervos Bibliográficos e Arquivísticos: livros, catálogos, jornais e revistas, partituras musicais, cartazes institucionais, pôsteres de cinema, impressos e manuscritos;
Acervos Audiovisuais e Multimídia: filmes / documentos em dvd, blu ray, fitas de vídeo e película, música em cd, discos de vinil, fitas cassete, dvd e fitas de vídeo.
Palacete Provincial
Praça Heliodoro Balbi, S/N - Centro
Horário: Terça a sexta das 9h as 16h / Sábado das 9h as 13h
Entrada Gratuita
Telefone: 3631-6047
Guia de Visitas
- O MISAM dispõe quatro cabines individuais devidamente equipadas para pesquisa, contudo, a consulta é permitida somente a partir de 14 anos, sendo necessário o cadastro.
- Disponibiliza parte do acervo para uso local proporcionando conhecimento, lazer e entretenimento. Também disponibilizamos quinze cabines individuais para consulta em CD, Disco de Vinil, DVD, Fita Cassete e Blu-ray.
- Recomendamos aos nossos visitantes que não consumam alimentos ou bebidas e nem tirem fotos nos ambientes internos.
Nenhum comentário:
Escreva comentários