A Catedral Metropolitana de Manaus é a igreja matriz da cidade, remontando aos missionários carmelitas que, em 1695, ergueram a primitiva Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Esta obra rústica foi reconstruída pelo então presidente da Província Manoel da Gama Lobo D’Almada, que fez ampliar as suas instalações. A nova obra, entretanto, foi destruída por um violento incêndio em 1850.
A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal; é o caso dos seis sinos de fundição portuguesa da capela-mor do batistério e dos três altares, tudo em pedra de lioz vinda de Lisboa. As telhas vieram de Nova Rainha (hoje Parintins).
Em 1892 foi criada a Diocese do Amazonas,a igreja é inaugurada oficialmente em 1878.
Em 1946 a Igreja de N. S. da Conceição elevada a Catedral.
A Catedral ainda conserva, à direita de sua entrada principal um mausoléu com os restos mortais de Dom Lourenço Costa Aguiar, bispo à época de sua fundação.
Em 1927 Manaus recebe a visita de membros da família imperial brasileira e assistem a uma missa na igreja matriz.
A Catedral já recebeu a visita do papa João Paulo II, em 1980, quando visitou a cidade de Manaus. A cadeira que ele utilizou ao celebrar a missa campal na cidade, até hoje está guardada no museu da igreja.
Endereço: Praça Oswaldo Cruz, s/n - Centro
Nenhum comentário:
Escreva comentários