Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil. É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz do município o décimo maior destino de turistas no Brasil. Destaca-se pelo seu patrimônio arquitetônico e cultural, com numerosos museus, teatros, templos, palácios e bibliotecas. É localizada no extremo norte do país, a 3.490 quilômetros da capital nacional, Brasília.
É a cidade mais populosa do Amazonas e da Amazônia, com uma população de 2.145.444 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, sendo também a sétima mais populosa do Brasil e a 131ª mais populosa do mundo. A cidade aumentou gradativamente a sua participação na composição do PIB brasileiro nos últimos anos, passando a responder por 1,4% da economia do país. No ranking da revista América Economía, Manaus aparece como uma das 30 melhores cidades no ramo de negócios da América Latina, ficando à frente de capitais de países latinos como Assunção, Caracas e La Paz.
Originalmente fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaos, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual.
Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época foi batizada como "Coração da Amazônia", "Cidade da Floresta" e "Paris dos Trópicos". Atualmente seu principal motor econômico é o Polo Industrial de Manaus.
Sexta cidade mais rica do Brasil, a cidade possui a maior região metropolitana do norte do país e a décima do Brasil, com 2.210.825 habitantes (IBGE/2010). Em 2008, o World Cities Study Group and Network (GaWC), do Reino Unido, incluiu o nome da cidade em uma lista de cidades classificadas por sua economia, cultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos. Manaus foi classificada na mesma categoria de outras áreas metropolitanas do mundo de grande destaque, como Ancara, Salt Lake City, Liverpool e Marselha, sendo que a cidade ficou acima de outras como Las Vegas, Sevilha, Austin e Québec Ville. Foi uma das doze subsedes brasileiras da Copa do Mundo FIFA de 2014, sendo considerada pela FIFA, a melhor subsede do mundial.
Gostaria muito que nossos municípios da nossa cidade fosse mais visitado um exemplo como Tarumã Mirim próximo à cidade lá tem cachoeira e nunca foi visitar tem muita coisa boa que não é mostrado coloco a cachoeira como reserva mas não divulga ninguém sabe eu moro próximo de uma cachoeira mas só quem conhece somos nós que moramos lá
ResponderExcluirOlá. Criamos este blog com o intuito de divulgar as belezas de Manaus. Compartilhamos de seu sentimento.
ExcluirO site é bom, bem simples e rápido, mas o tópico população está desatualizado. E infelizmente o estado do Amazonas e Manaus estão longe de sua exploração turística. Existe um potencial inestimável na fauna e flora. Nossa cultura é riquíssima mas pouca fomentada.
ResponderExcluirOlá D'Marcus. Você está 100% correto. Estamos trabalhando em uma atualização para separar as ofertas das demais guias e tornar o site mais dinâmico e centrado naquilo que se propõe. Estamos também revisando todas as guias para atualizar as informações. Muito obrigado pelo seu comentário.
Excluir